Gastronomia

Território de extensas cadeias montanhosas, com incontáveis vales, rios e riachos  de águas  cristalinas e desafiadoras, onde coabitam inúmeras espécies de fauna e flora, raras e  protegidas, e  se podem observar alguns fenómenos geológicos singulares, as Montanhas Mágicas foram recentemente reconhecidas pela Federação Europarc como destino de turismo  sustentável no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável para áreas protegidas.

 

Associada à magnificência natural das Montanhas Mágicas surge toda a riqueza cultural da qual se destacam as tradições, os usos e os costumes gastronómicos.  A riqueza e diversidade da gastronomia local é frequentemente indicada como um dos principais motivos de visita ao território.

 

A Vitela Arouquesa assada no forno, a Vitela à Moda de Lafões, os Bifes de Alvarenga, a Posta de Arouquesa Grelhada, o Cabrito da Gralheira assado em forno a lenha, o Arroz de Feijão com Salpicão, a Lampreia, e as Trutas do Paiva são os pratos mais procurados.Se acompanharmos estes pratos com os excelentes vinhos verdes produzidos e engarrafados localmente e com o incontestável sabor e requinte da doçaria conventual e regional, aliados à arte de “bem servir” das nossas gentes, estarão reunidas todas as condições para que tenha, aqui, uma memorável experiência gastronómica.

 

Os nossos restaurantes são verdadeiros “embaixadores” da gastronomia local. Cada um com as suas especificidades no que respeita ao tipo de pratos que oferecem bem como aos produtos utilizados, à forma de confeção ou ainda às características da sua arquitetura e decoração.

 

Neste website damos a conhecer os nossos restaurantes em listas organizadas de acordo com diferentes critérios de busca: por tipologia, na tentativa de ir ao encontro das preferências gastronómicas dos nossos turistas e visitantes e por localização, com o objetivo de os informar sobre a oferta de restaurantes mais próximos do ponto onde se encontram ou que pretendem visitar.