<<< voltar
Frutos e legumes
Produtos locais
O mirtilo
Frutos e legumes
Provenientes de grandes quintas geridas por empresas e cooperativas, ou oriundos dos pomares e hortas do pequeno agricultor, os frutos e legumes produzidos nas Montanhas Mágicas têm um sabor distinto. A atenção que lhes é dedicada, desde a preparação dos terrenos, passando pela sementeira e/ou plantação, tratamento, colheita, armazenamento e transformação, quando aplicável, conferem-lhes esse toque único, que é distintivo de cada produtor e só ele lhe consegue imprimir. Comprove o sabor genuíno dos produtos frescos do campo adquirindo-os diretamente ou por encomenda, junto do produtor ou visitando as feiras e mercados que se realizam periodicamente no território.
O Mirtilo
O mirtilo, conhecido por muitos como o “fruto da juventude” é um fruto silvestre sobejamente conhecido pelas suas propriedades medicinais e antioxidantes. Além do tratamento de algumas infeções este fruto ajuda a retardar o envelhecimento cerebral dos doentes de Alzeimer. É rico em vitaminas e sais minerais tais como magnésio, cálcio, potássio, fósforo, ferro. Revela-se ainda um fruto extremamente versátil no mundo da culinária, enriquecendo e embelezando qualquer tipo de prato.
Saiba mais sobre o mirtilo em http://www.feiradomirtilo.pt/
A castanha
Nas Montanhas Mágicas os castanheiros abundam por toda a parte e como tal a castanha é um dos frutos mais representativos do território. Do ponto de vista económico os produtores locais vêm na comercialização deste fruto um importante complemento à economia familiar. Este fruto está também presente em diversas manifestações culturais, nomeadamente em festas e festivais da castanha, em convívios e magustos escolares, familiares e comunitários, entre outros.
A laranja
À semelhança da castanha, a laranja ocupa um lugar de destaque no âmbito da produção hortofrutícola das Montanhas Mágicas. Sever do Vouga e S. Pedro do Sul devido são microclima que aí se regista, têm-se destacado pela produção de citrinos, particularmente a laranja. Esta tradição agrícola deu origem à criação de percursos pedestres e festividades alusivas à temática da laranja, nomeadamente a “Festa da laranja” e a “Rota das laranjeiras” de Sever do Vouga.
A castanha
A laranja
seguinte>>>