<<< voltar
Carne Arouquesa (DOP)
Raças Autóctones
Vitela de Lafões (IGP)
Carne arouquesa (DOP)
A “Carne arouquesa “ com denominação de origem protegida (DOP) desde 1998 inclui a carne de vitela, novilho, vaca e boi, obtidas a partir de bovinos da raça Arouquesa. Os animais desta raça são criados livremente nas encostas serranas, alimentando-se de pastagens pobres, típicas de solos graníticos, conferindo à sua carne tenra um sabor inconfundível. A carne arouquesa é muito apreciada em posta ou costeleta, grelhada, assada na brasa ou em forno a lenha.
Vitela de Lafões (IGP)
Entende-se por Vitela de Lafões (IGP – Indicação Geográfica Protegida) os bovinos provenientes das raças Arouquesa e Mirandesa ou produto do seu cruzamento, que se adaptaram ao microclima originado pelas serras do Caramulo e da Gralheira e que se alimentam à base da fauna autóctone. A carne da Vitela de Lafões apresenta características organoléticas diferenciadoras, sendo muito saborosa, suculenta e tenra.
Cabrito da Gralheira (IGP)
Nas Montanhas Mágicas o habitat do Cabrito da Gralheira (IGP – Indicação Geográfica Protegida) situa-se essencialmente nos maciços da Gralheira e Montemuro. Aqui alimenta-se em pastoreio extensivo à base de carqueja, urze, tojo e giesta, o que confere à carne um sabor muito particular e apreciado.